Este título pode parecer alarmante, mas a realidade é exatamente esta! Quero captar a tua atenção e explicar-te porque comprar um seguro barato é deitar o teu dinheiro ao lixo.
Por isso, se és empreendedor, tens o teu próprio negócio e sabes que o dinheiro não nasce nas árvores, convido-te a ler até ao final. Neste artigo, ajudo a entender de que forma um seguro barato pode revelar que estás a deitar o teu dinheiro ao lixo.
Sem dúvida, os seguros foram uma solução essencial para o desenvolvimento económico da humanidade.
Os seguros surgiram, em primeiro lugar, da necessidade de proteger o investimento de muitos empreendedores como tu.
Eram afetados por assaltos e outros fenómenos que não podiam prever. Decidiram que todos contribuiriam com uma percentagem para um fundo de segurança. Assim, quando o azar batia à porta de um empreendedor, ele não perdia o seu investimento, pois era reembolsado através deste fundo.
Muitas vezes, devido a estes acontecimentos imprevisíveis, o investimento de uma vida era perdido.
Imagina que, de um momento para o outro, perdes todo o teu investimento...
E assim tudo começou. Os empreendedores uniram-se e formaram organizações colaborativas. Dessa forma, todos contribuíam com um valor, e esse valor benefíciava o empreendedor afetado pelo azar.
Foi assim que os seguros começaram a surgir, de uma forma rudimentar até chegarem ao formato que conhecemos hoje.
Surpreendentemente, hoje o acesso à compra de seguros está muito facilitado. Os seguros têm um valor incalculável, mas acredito que, por vários fatores, foram perdendo importância aos olhos de empreendedores como tu.
Envoltos neste nevoeiro os empreendedores são levandos a acreditar que qualquer seguro, independentemente da companhia de seguros que o comercializa, é igual. E é por isso, que acabas muitas vezes por optar pelo mais barato.
Seguro Barato ou dinheiro no lixo? O que ninguém te conta
Agora, vou dizer-te a verdade que ninguém te conta sobre seguros baratos – e porque contratá-los é deitar dinheiro ao lixo.
Cobertura Insuficiente
Para uma empresa ser competitiva pelo preço, precisa ter uma vantagem na produção. E isso, por exemplo, é possível reduzindo a qualidade do material ou da mão de obra.
Nos seguros, esta analogia aplica-se às coberturas.
Tu não deixas de ter sinistros, mas a companhia pode recusar mais vezes o pagamento desses sinistros, pois compraste um seguro com menos coberturas.
Ou seja, tens necessidade de proteção, mas, como compraste um seguro barato, não tens a cobertura necessária para ser acionada e, por conseguinte, cobrir o prejuízo que acabaste de ter.
Franquias Elevadas
Aqui está outra forma de uma companhia vender um seguro barato: aumentar o valor das franquias.
A franquia num seguro é o valor que tu assumes quando ocorre um sinistro.
Assim, tu pagas a franquia e a companhia cobre apenas a diferença entre o prejuizo total e a franquia. Ou seja, quanto maior a franquia, menos a companhia terá de pagar. Consequentemente, a companhia consegue vender um seguro barato.
Mais Exclusões
Da mesma forma, ao adicionar mais exclusões, a companhia consegue vender um seguro barato.
Acabas de ter um sinistro, tentas acionar o seguro, mas a companhia recusa o pagamento com base nas exclusões.
Na hora de comprar, escolheste o seguro barato, mas não leste as exclusões que ele inclui.
Significado diferente
Conheces a expressão “Quem vê caras não vê corações?” Pois bem, podemos perfeitamente adaptá-la ao seguro barato.
Muitas vezes, ouço a velha máxima: ” Arranjei mais barato”… Mas será mesmo assim?
Como empreendedor, deves estar atento. Nos diversos seguros, mesmo que as simulações ou apólices utilizem terminologias semelhante ou até idêntica, isso não significa que sejam iguais.
A apólice de seguro é complementada pelas condições gerais, e é nas condições gerais que consegues identificar diferenças que justificam o préço mais baixo. Pergunto… Quantas vezes te apresentaram as condições gerais antes de comprares um seguro? E quantas vezes te elucidaram sobre estes pormenores?
Problemas Legais
Se compraste um seguro barato e, durante um sinistro, não consegues aciona-lo, podes acabar envolvido em processos judiciais dispendiosos.
Imagina como seria se um processo desses envolvesse um cliente teu. Ou então um funcionário?
E esses custos, muitas vezes, podem ser evitados ao contratar seguros melhores, cujo investimento podes suportar mais facilmente.
Atendimento Deficiente
Sob o mesmo ponto de vista, as companhias que vendem seguros baratos, tendem a cortar custos no suporte ao cliente.
E, para resolveres algo simples, perdes horas ao telefone. Os processos não têm resolução à vista e a tua indemnização tarda em chegar.
Pagas um seguro barato, mas depois perdes horas que poderiam ser melhor investidas no teu negócio.
Falta de Personalização
É negavel que negócios diferentes apresentam riscos diferentes. Até mesmo negócios do mesmo ramo podem ter riscos diferentes, dependendo do processos como o geres, ou dos clientes que escolhes atender.
Seguradoras que vendem seguros baratos podem não conseguir responder às diversas necessidades do teu negócio. Além disso, os seguros baratos geralmente oferecem pacotes genéricos, sem possibiliadede de adaptação às necessidades específicas do teu negócio.
Definitivamente
Apesar de assistirmos à comercialização dos seguros de forma leviana, eles continuam a ser uma ferramenta de alavancagem e estratégia financeira para o teu negócio.
Embora exiga um esforço inicial da tua parte para compreender estes detalhes e evitar a armadilha do seguro barato, os seguros são um ótimo aliado para ti e para o teu negócio.
Podes recorrer ao apoio de um consultor em seguros neste fase inicial. Procura entender quais os seguros adequados ao teu negócio e que cuidados deves adotar para estar protegido, independentemente da fase de vida pela qual estás a passar.
Caso decidas que queres contratar os teus seguros de forma eficiente podes contar com o meu apoio.
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Sílvia Sousa Consultora em Seguros e Crédito
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O QUE DIZEM OS NOSSOS CLIENTES
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